COBERTURA ESPECIAL - Mão Amiga - Terrestre

29 de Março, 2018 - 11:00 ( Brasília )

Médicos e dentistas atendem a quase 400 moradores de Riozinho da Liberdade, no Acre, em ACISO do 61º BIS


No dia 23 de março, o 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) realizou uma ação cívico-social (ACISO) em conjunto com os integrantes da área de saúde do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro”, da Marinha do Brasil, que está de passagem pelo município de Cruzeiro do Sul, por ocasião da Operação Acre. Os moradores da comunidade Riozinho da Liberdade, localizada às margens da BR-364, cerca de 180 km da sede do Batalhão, foram contemplados com atendimentos de saúde.

A ACISO também contou com a participação de um grupo de esposas voluntárias de integrantes da Marinha, do Exército e da Força Aérea, que distribuíram kits de material escolar, realizaram orientação sobre higiene bucal e providenciaram um lanche para as crianças carentes, que também receberam a revista Recrutinha como presente. No total, foram cerca de 310 atendimentos médicos e 80 odontológicos.  

É a segunda vez, somente neste ano de 2018, que o 61º BIS desenvolve uma ACISO em conjunto com os integrantes do NAsH “Doutor Montenegro”. A primeira aconteceu no Bairro Lagoinha, em Cruzeiro do Sul, quando foi possível observar a sinergia entre as duas instituições. Na comunidade de Riozinho da Liberdade, repetiu-se a coordenação entre as Forças, que teve equipes de atendimento constituídas por médicos do Exército e da Marinha, inclusive realizando, juntos, intervenções cirúrgicas.

No outro extremo do Brasil, 10ª Regata Ecológica do Ibirapuitã uniu Exército e população de Alegrete por um meio ambiente mais saudável

Uma parceria entre o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (12º BE Cmb Bld) e a Prefeitura Municipal de Alegrete, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente, levou à realização da 10ª Regata Ecológica do Ibirapuitã no dia 25 de março.

O intuito do evento foi abranger ações de educação ambiental no município, unindo civis e militares uma vez mais para cuidar da preservação dos mananciais e da maior fonte de água da cidade, que é o Rio Ibirapuitã e, por consequência, todos os seus afluentes. Dessa forma, as equipes participantes saíram recolhendo resíduos sólidos, para diminuir a agressão sofrida pelo meio ambiente e contribuir para a proteção ambiental. A intenção foi conscientizar a população sobre a importância de evitar a deposição de lixo, o desmatamento das margens e o lançamento de esgoto nas águas do Ibirapuitã.

Com essas ações, o 12º BE Cmb Bld, pioneiro da iniciativa, caminha lado a lado dos anseios da comunidade e do poder público desde 1999, demonstrando a integração com a sociedade alegretense.

A regata foi prestigiada por autoridades civis e militares, tendo como anfitrião a Senhora Cleni Paz da Silva, Prefeita Municipal de Alegrete, e o Comandante do Batalhão, Tenente-Coronel Luciano Afonso Gonçalves Azevedo

Participaram da atividade o 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB), o 10º Batalhão Logístico (10º B Log), a 12ª Companhia de Comunicações Mecanizada (12ª Cia Com Mec), a 2ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (2ª Cia E Cmb Mec) e o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado (12º BE Cmb Bld). A Regata Ecológica envolveu, ainda, diversas entidades, dentre elas: Prefeitura Municipal de Alegrete, Unimed, Instituto Federal Farroupilha (IFF), UNIPAMPA, URCAMP, Escola Demétrio Ribeiro, Instituto de Educação Oswaldo Aranha, Escola Dr. Romário (CIEP), Movimento Pró Rio Ibirapuitã, Programa Super Saudável, Grupo de Escoteiros Honório Lemes, Associação Cultural Capoeira é Arte, Academia New Fitness, Templários do Rio Ibirapuitã, Trilha Aventura Pedal Urbano e Grupo Caiaqueiros Parceria do Caiaque.

O evento ficou, assim, marcado na história do município de Alegrete como exemplo de emprego do “Braço Forte”, com a participação de 150 militares no transcorrer da atividade, e da “Mão Amiga”, realizando ações em proveito do bem-estar da comunidade.


VEJA MAIS