Exército realiza obras preventivas de desobstrução do Canal do Fragoso, em Olinda (PE)

Militares do 7º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército deram início, no último dia 22, às obras de desobstrução do Canal de Fragoso, localizado em Olinda (PE), com o objetivo de evitar danos causados por enchentes e inundações, comuns nesta localidade no período de chuvas.

Hoje, o ministro da Defesa, Raul Jungmann, acompanhou o trabalho de limpeza feito pelos militares do Exército e falou sobre a importância desse apoio para a população local. “Essa obra é essencial para mais de 200 mil pessoas. Quando vem o período das chuvas, o canal estrangula na Bacia do Fragoso, as águas sobem e, de fato, transtornam a vida das pessoas destruindo casas, destruindo bens, e, inclusive, ameaçando a vida das pessoas”, destacou o ministro.

O Termo de Execução Descentralizada (TED), instrumento formal que autoriza esse tipo de execução de serviços de engenharia, foi assinado recentemente pelos ministérios da Defesa e da Integração Nacional. Os militares do Exército realizarão os serviços utilizando equipamentos mecânicos, caminhões basculantes e uma equipe de apoio, num trabalho previsto para durar pouco mais de 30 dias.

A Bacia do Fragoso é uma das mais importantes bacias do norte da Região Metropolitana do Recife. Por sua localização, a região sofre com problemas constantes de escoamento das águas das chuvas, trazendo transtornos e colocando em risco a integridade das pessoas que moram e que circulam por ali diariamente.

Por isso, a Coordenadoria de Defesa Civil e a Companhia Estadual de Habitação e Obras do estado de Pernambuco classificaram como “imprescindível” a atuação do Exército no sentido de fazer a limpeza do rio Fragoso e suas margens, o que deverá reduzir os riscos de enchentes.

O ministro da Defesa afirma que a ideia é que os serviços sejam realizados de forma rápida, antes do período de intensas chuvas. “Colocamos o Exército nessa obra porque é uma questão que exige urgência. No inverno, tudo aquilo costuma alagar e se transforma numa tragédia para milhares de pessoas. Por isso, precisamos resolver aquele problema o mais rápido possível. E as nossas Forças Armadas não vão se furtar a esse chamamento”, disse o ministro.

Militares do Exército são frequentemente acionados para missões desta natureza em diversas regiões do País. De acordo com o Departamento de Engenharia e Construção do órgão, além de contribuir com o adestramento das tropas, fazendo com que os profissionais estejam sempre aptos a prover todo o tipo de suporte operacional, esse trabalho também contribui com o desenvolvimento do País.

Atualmente, o Exército atua em mais de 20 obras de cooperação distribuídas por todo o território nacional. Segundo estimativas do governo estadual, aproximadamente 190 mil pessoas serão beneficiadas com a desobstrução do Canal do Fragoso, entre moradores e aqueles que transitam diariamente pelo local.

O ministro da Defesa, Raul Jungmann, vistoriou as obras de desobstrução, nesta segunda-feira, acompanhado do chefe do estado-maior do Comando Militar do Nordeste (CMNE), general Héber Portella, e do prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter