EB, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, concluiu a Operação Paraíba

O Exército Brasileiro, em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, concluiu, em dezembro de 2016, a Operação Paraíba – um projeto de perfuração de poços tubulares que abrangeu cinco regiões do estado: Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Seridó, Curimataú e Médio Sertão.

A finalidade da Operação Paraíba foi garantir que famílias de agricultores, que vivem abaixo da linha de pobreza, tenham acesso à água para consumo humano e animal.

Os locais de perfuração foram definidos pelo Governo da Paraíba a partir das necessidades das comunidades e com base em estudo geológico próprio. Segundo o Cel R1 Souza Lima, adjunto do Centro de Operações do 1º Grupamento de Engenharia, no decorrer do trabalho, o número de perfurações ultrapassou o previsto.

Em vez de 280, foram perfurados 375 poços, atendendo 47 municípios. Duas Organizações Militares Diretamente Subordinadas ao Grupamento executaram a Operação, o 1º Batalhão de Engenharia de Construção, sediado em Caicó (RN), e o 7º Batalhão de Engenharia de Combate, com sede em Natal (RN).

O Sr. Hélio Silva Barbosa – coordenador do PROCASE, órgão do Governo do Estado que gerenciou o trabalho de perfuração e é responsável pela instalação dos poços – afirma que a parceria com o Exército se deu pelo fato de ser uma instituição com capacidade de execução, compromisso e pontualidade.

Satisfeito com os resultados obtidos, enfatiza, ainda, o impacto positivo da Operação Paraíba, que leva água à cerca de 2 mil famílias em uma região que passa por mais de cinco anos de estiagem.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter