COBERTURA ESPECIAL - 11/Setembro

25 de Outubro, 2019 - 15:30 ( Brasília )

Missão de militares britânicas promove debates sobre Mulher, Paz e Segurança

Visita ao Brasil inclui oficinas com Forças Armadas do Brasil e Centro de Operações de Paz


 
A Embaixada Britânica no Brasil recebeu nesta semana a visita de uma missão militar composta por três mulheres das Forças Armadas do Reino Unido. O objetivo da visita é dividir conhecimentos com as autoridades brasileiras sobre missões de paz, a experiência das mulheres nas Forças Armadas e nas posições da linha de frente, a violência sexual em situações de conflito e temas amplos relacionados a mulheres, paz e segurança.
 
A missão é composta pela Tenente-Coronel Liz Hutchison, da Real Força Aérea (RAF), a Tenente-Coronel Rachel Grimes, do Exército Britânico, e a Capitão de Corveta Aleesha Mitchell, da Marinha Real Britânica. Esta é a primeira missão militar britânica composta exclusivamente por mulheres a visitar o país.
 
O cronograma da missão durante esta semana incluiu workshops sobre mulher, paz e segurança com parceiros do Brasil, como os ministérios da Defesa e Relações Exteriores, as Forças Armadas e representantes da comunidade internacional e acadêmica. Além disso, a missão promoveu oficina no Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB-RJ), importante centro de treinamento e capacitação do país.
 
Cooperação Militar Brasil-Reino Unido
 
Um dos destaques da cooperação entre os dois países nos últimos anos foi a transferência do HMS Ocean, uma embarcação militar de alta tecnologia da Marinha Real Britânica, que foi convertido no PHM Atlantico (Porta-aviões multipropósito), que é hoje a principal embarcação da Marinha do Brasil. Além desta transferência de equipamento, uma instrutora britânica vai participar dos treinamentos de missões de paz do CCOPAB durante 5 semanas em 2019, seguindo o cronograma de cooperação frequente na área de capacitação e formação.

 

VEJA MAIS