Operação Alta Pressão IX tem saldo positivo no Paraná e em Santa Catarina, com 51 empresas fiscalizadas

O Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 5ª Região Militar (SFPC/5) realizou, nos estados do Paraná e de Santa Catarina, a Operação Alta Pressão IX. As ações, que se deram em formato interagências, tiveram como finalidade fiscalizar o comércio, o tráfego e a utilização de armas de fogo, munições e insumos em lojas físicas cadastradas junto ao Exército.

Durante a fiscalização, o proprietário de um comércio de armas de caçador foi flagrado pela fiscalização do Exército, em conjunto com a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), fabricando munições e peças de armamentos. O comerciante foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia pela PMSC. A loja foi autuada pelo Exército pela irregularidade de fabricar armas e munições e teve o seu estoque apreendido.

Empresas de Mafra, São José e Gaspar, todas em território catarinense, também foram autuadas por irregularidades administrativas, como a venda de munições sem emissão de guia de tráfego, o descontrole de estoque por utilização de material na segurança da loja e a comercialização indevida por estar com o certificado de registro suspenso. Todas as empresas foram autuadas administrativamente.

No Paraná, as autuações foram em relação a irregularidades no trato com o produto controlado.

A atividade ocorreu simultaneamente em todo o território nacional, com equipes do SFPC/5 atuando em conjunto com órgãos de segurança pública na fiscalização das empresas nos dois estados.

Resultados

Como resultado da Operação, 51 empresas foram fiscalizadas por 21 equipes compostas por 69 militares do Exército e 14 integrantes dos órgãos de segurança pública do Paraná e de Santa Catarina. Entre as autuações, 10 se deram por trato irregular com produtos controlados. Ocorreram, também, quatro apreensões e uma prisão.

Fotos: 5ª RM

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter